segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A MÚSICA BRASILEIRA NO CONTEXTO POLÍTICO E SOCIOECONÔMICO

Vejam uma pesquisinha que hoje!

500 anos de música brasileira 
A música como narrativa de identidade nacional no Brasil de 1900 a 1950
História da música brasileira - 1500-1959
busquem os nomes dos músicos aqui http://www.dicionariompb.com.br/

Seguem sugestões:

1880-1900 coletâneas de "canções populares", cancioneiros vistos como divulgadores de folclores; Mello Moraes Filho e Laurindo Rabello, Júlia Brito Mendes (1911, “Canções Populares do Brasil”), Eduardo das Neves e Catulo da Paixão Cearense (1908, o “Cancioneiro Popular de Modinhas Brasileiras”)

"As canções selecionadas indicam que a divulgação dos papéis racializados de gênero poderia ser realizada com uma boa dose de humor, crítica e irreverência às hierarquias raciais que se redefiniam no pós-aboli-
ção. Estas características do lundu em forma de canção, tidas pelos folcloristas como as marcas típicas do estilo, permitem propor que os sentidos das canções eram muito variados, dependendo de quem, quando e onde eram cantados. Desta forma, fica inviabilizada qualquer tentativa de lhes conferir um único significado – pretensamente masculino e preconceituoso. Numa sociedade onde se reorganizavam os mecanismos de dominação e controle social, as canções, mesmo em tom de brincadeira, não deixavam de expressar uma versão musical dos conflitos sociais, raciais, amorosos e culturais presentes no período. Em alguns casos, chegaram a divulgar uma forma de crítica e oposição frontal à nova disciplina de trabalho livre, através do elogio ao 'crioulo malandro'" (p.10 http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg16-7.pdf)

1900-1920 http://www.claudiosantana.mus.br/musicaetec/161-1900-a-1916.html
http://primeirasdecadasxx.blogspot.com.br/2009/08/mulher.html
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_obrasgerais/drg1019215.pdf o primeiro capítulo expõe a divisão músicas sacras e músicas profanas; neste período havia a "Capela Imperial" que recebia orquestras, os padres eram músicos, e fortaleceram a manutenção de regentes no Brasil das próximas décadas; no final deste capítulo há uma lista de compositores e suas composições

artigo sobre anos 1930, 40 e 50 aqui

1920-1940 Heitor Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno e Luciano Gallet “descobririam um novo Brasil
fortemente ligado ao chamado primitivismo musical"; Francisco Mignone http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF22/abreu.pdf
http://www.dicionariompb.com.br/benicio-barbosa/dados-artisticos
artigo sobre Villa-lobos

1940-1960 Tempo de Bossa Nova!!! E a construção de uma MPB e de Brasília! Ver cronologia nas décadas de 1950-1960
"Em 14 de setembro de 1936, foi inaugurada a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, privada, que foi encampada pelo Estado Novo de Getúlio Vargas em 8 de março de 1940, transformando-se na rádio oficial do Brasil. Em 1941, a Rádio Nacional apresentou a primeira radionovela do país. Dos anos 1930 até o final dos anos 1950, o rádio possuía um enorme "glamour" no Brasil. Ser artista ou cantor de rádio era um desejo acalentado por milhares de pessoas que se tornou um marco na história do rádio brasileiro. Inicialmente um empresa, especialmente os jovens" (Nota de entrevista com Santuza Naves, atenção às dicas dela)

A sigla MPB hoje não tem o mesmo significado de quando foi criada, na década de 1960. Naquela época, a Música Popular Brasileira fundamentava-se no projeto nacional-popular (1) e tinha um teor muito crítico com relação à cultura estadunidense e sua entrada no Brasil. Houve, no entanto, uma ressignificação do termo ao longo dos anos, e gêneros antes rejeitados pelos músicos que postulavam a brasilidade, como o rock, passaram a ser considerados como integrantes da MPB. A partir dos anos 1980 passou-se a falar, inclusive, em “rock brasileiro” (Santuza Naves).

Artigo sobre Bossa Nova 

1960-1980 ver cronologia básica das décadas 1960-1980; considerado um período de transição entre a Bossa e a Tropicália; sobre Tropicália
ver o livro de Santuza Naves, "O Brasil em uníssono" no Google Books, segue trecho:


1980-2000 sobre Cazuza, punk rock, Brasília, sobre Cazuza e Renato Russo; cronologia básica aqui, legal

2000-dias atuais procurar Brasil; reportagem no Vírgula; o funk e a indústria fonográfica; MangueBit este artigo destaca a importância de selos independentes "o acreditamos que o MangueBit serviu
como uma terceira via para esta comercialização da arte, ou seja, o movimento conseguiu deslocar os
holofotes da mídia para o Nordeste, visto que sempre estiveram voltados para o Sudeste brasileiro,
forçando os artistas nordestinos a uma transferência de suas carreira" (p.10)

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